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Curso de Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) - 4ª Turma

Versão 2.0

A Recuperação de Áreas Degradadas é um dos principais serviços que o profissional de Meio Ambiente pode prestar.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a extensão de áreas degradadas no nosso país corresponde ao dobro do tamanho do território da França.

Qualifique-se para um mercado que demanda de profissionais capacitados!

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CERTIFICADO REGISTRADO

Certificado de 30h de carga horária válido em todo território nacional. registrado sob ART CREA-RS nº 24532845.

2 PROFESSORES EXPERTS

2 professores a nível de DOUTORADO e experts na suas áreas de atuação.

2 ANOS DE ACESSO

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CONHEÇA OS PROFESSORES!

Dra. Bruna Balestrin Piaia | CREA-RS 250.389
Professora do Curso

Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pela UNINTER.

Bruna é profissional com expertise em recuperação e reabilitação de áreas degradadas com diversas pesquisas e serviços prestados.

Possui 10 anos de experiência em projetos ambientais, principalmente restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas.

Atualmente é pós-doutoranda em Engenharia Agrícola pela UFSM e atua em consultoria ambiental.

Dr. Rafael Tímbola | CREA-RS 184.469
Coordenador e Professor do Curso

Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Engenharia (SWE University of Illinois at Chicago – UIC).

Profissional com expertise em Investigação e remediação ambiental com diversas pesquisas e atividades técnicas na área de transporte de contaminantes e drenagem ácida de mineração.

Possui 11 anos de experiência na área ambiental com atuação em docência, consultoria, licenciamento, empreendedorismo, perícia e assistência técnica.

Atualmente é CEO da SANEAR AMBIENTAL ENGENHARIA E TREINAMENTOS LTDA. empresa sob registro CREA-RS 246.315.

CONFIRA O CONTEÚDO DETALHADO DO CURSO!

1.1 | Oportunidades profissionais e importância da restauração ecológica

1.2 | Conceitos básicos e definições

1.3 | Legislação federal, estadual e normativas

1.3.1 | Lei 12.651 – Proteção da vegetação nativa (Código florestal)

1.3.1.1 | Recomposição de APP e Reserva legal

1.3.1.2 | Programa de regularização ambiental dos Estados

1.3.2 | Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – Decreto nº 8.972, de 23 de janeiro de 2017

1.3.2.1 | Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – Planaveg

1.3.3 | Instrução normativa n. 4, de 13 de abril de 2011

2.1 | Caracterização e avaliação do dano ambiental

2.1.1 | Identificação da área degradada ou alterada

2.1.2 | Principais fontes e causas da degradação ou alteração

2.1.3 | Descrição da atividade causadora do impacto

2.1.4 | Efeitos causados ao ambiente

2.2 | Caracterização Regional e Local

2.2.1 | Caracterização do solo

2.2.1.1 | Processos erosivos

2.2.2 | Relevo

2.2.3 | Clima

2.2.4 | Hidrografia

2.2.5 | Vegetação

2.2.5.1 | Bioma

2.2.5.2 | Fisionomia da vegetação

2.2.5.3 | Categorias sucessionais

2.3 | Caracterização de invasão biológica por espécies exóticas

2.4 | Caracterização da paisagem

3.1 | Técnicas para áreas com potencial de regeneração natural

3.1.1 | Condução da regeneração natural

3.1.2 | Enriquecimento,

3.1.3 | Nucleação

3.1.3.1 | Plantio em núcleo

3.1.3.2 | Poleiros artificiais

3.1.3.3 | Transposição de galharia

3.2.3.4 | Transposição de banco de sementes

3.2 | Técnicas para áreas sem potencial de regeneração natural

3.2.1 | Plantio em área total

3.2.2 | Semeadura direta

3.2.3 | Transposição de solo superficial

3.3 | Transposição de feno em ecossistemas campestres

3.4 | Controle e estabilização da erosão do solo

3.5 | Técnicas de Engenharia natural

3.6 | Sistemas agroflorestais

3.7 | Preparo da área, procedimentos operacionais e manutenção

4.1 | O que é avaliação e monitoramento?

4.2 | Qual referência usar?

4.3 | Mensuração ou coleta de indicadores

4.3.1 | Indicadores qualitativos

4.3.2 | Indicadores quantitativos

4.3.3 | Indicadores avaliados na fase de implantação

4.3.4 | Indicadores avaliados em fases subsequentes

4.4 | Protocolos de monitoramento

4.4.1 | Protocolo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

4.4.1 | Protocolos Estaduais – SP, RJ, DF, entre outros

5.1 | Termo de Referência para a elaboração do PRAD

5.1.1 | Estrutura para elaboração do PRAD

5.1.2 | Definição dos objetivos do PRAD

5.1.3 | Definição do cronograma físico-financeiro

5.2 | Estudos de caso

5.2.1 | PRAD de Mineração

5.2.2 | PRAD de Supressão de vegetação nativa

5.2.3 | PRAD de Queimadas

5.2.4 | PRAD de Erosão do Solo

5.2.5 | Demais tipos de Danos Ambientais

6.1 | Legislação Ambiental sobre o tema

6.2 | Investigação Preliminar

6.3 | Investigação Confirmatória

6.4 | Investigação Detalhada

6.5 | Investigação para Remediação

6.6 | Estudos de Casos

METODOLOGIA E CRONOGRAMA DO CURSO

O Curso inicia dia 04 de maio e vai até o dia 20 de maio.
Carga horária total de 30 horas
Serão 10 aulas de 3 horas cada.

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Mas você ainda esta em dúvida porque deve fazer o nosso curso de PRAD?

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+ INFORMAÇÕES

Capacitar o aluno para, a partir de uma atitude proativa, aprender a atuação profissional em Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O curso prepara o aluno para atuar no diagnóstico da degradação, tomada de decisão para elaboração e execução de projetos de recuperação de áreas degradadas.
O aluno será capacitado para realizar PRAD de danos ambientais:
– Mineração;
– Supressão de vegetação nativa;
– Queimadas;
– Erosão do solo;
– Entre outros.
Com carga horária de 30 horas, o conteúdo do curso contempla a formação do aluno nos aspectos legais, conceituais, técnicos e metodológicos da atividade executada por profissional da área de meio ambiente, estimulando o aprendizado através de estudos de casos, interações entre os alunos e simulações das principais atividades relacionados ao Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas.
O curso é destinado a estudantes e profissionais que atuam ou pretendem atuar na área ambiental, como foco na proposição de metodologias e técnicas adequadas para reparação de danos ambientais. 
  • Consultores Ambientais;
  • Profissionais Autônomos;
  • Estudantes e Recém Formados;
  • Funcionários Públicos;
  • Funcionários Celetistas;
  • Profissionais diplomados e que atuam ou não na área ambiental;
  • Profissionais que atuam em Meio Ambiente;
  • Profissionais Aposentados;
  • Interessados em Perícia Ambiental.
Sim, o curso é reconhecido com amparo legal com base no Decreto Federal Nº 5.154/2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei Federal nº 9.394/1996, que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A LDB ainda em seu Artigo 7º diz que o ensino é livre à iniciativa privada, desde que atendidas as condições previstas na lei. Após a LDB os cursos livres passaram a integrar a modalidade de Educação Profissional.
Os cursos do O Perito Ambiental também possuem amparo na Constituição Federal (CF) em seu Artigo 205, que prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo Artigo 206 da CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”. 
O certificado é emitido de forma digital pela empresa do O Perito Ambiental (SANEAR Ambiental Engenharia e Treinamentos Ltda.), válido em todo território nacional e poderá ser utilizado no currículo profissional do aluno(a) como curso de aperfeiçoamento.
As aulas são ministradas em formato 100% on-line e ao vivo conforme o avanço do cronograma do curso. Lembre-se que todas as aulas serão gravadas enquanto forem sendo ministradas e ficarão disponíveis para o aluno na plataforma do curso.
  • Senso crítico para tomada de decisão na escolha de técnicas de recuperação;
  • Identificar para si o melhor ramo de atuação em PRAD;
  • Identificar, analisar e trabalhar com a legislação de PRAD;
  • Identificar, analisar e trabalhar com questões técnicas de PRAD;
  • Analisar os ritos, prazos e responsabilidades na elaboração e execução de PRAD;
  • Comunicação verbal, escrita e postura profissional do profissional atuante em PRAD;
  • Redação técnica e científica para o projeto de PRAD;
  • Trabalhar com casos que irão demandar PRAD.
  • 25 horas de aulas ao vivo em que você poderá tirar suas dúvidas em tempo real;
  • Acesso ao grupo de WhatsApp da turma;
  • Acesso ao contato de WhatsApp do Professor;
  • Acesso ao canal exclusivo no Telegram;
  • Auxílio vitalício de interpretação técnica de trabalhos relacionados ao PRAD;
  • Aulas extras com diversos profissionais de diferentes áreas de atuação do O Perito Ambiental.
Devolvemos o valor integralmente se após o primeiro dia de aula, por qualquer motivo, não quiser mais estudar conosco. É só entrar em contato.

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